segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Dicas de como fazer uma boa redação no Enem

Isabela Cruz, estudante de  medicina na UFRJ, teve sua redação no Enem escolhida como referência para os candidatos. No Guia do Participante, o texto de Isabela é um dos indicados como modelo, acompanhado por uma avaliação detalhada feita a partir das competências exigidas do candidato, como compreender a proposta da redação e dominar a norma padrão da língua. Para quem vai fazer a prova do Enem, é uma boa oportunidade para conhecer melhor como é feita a avaliação do texto.
Com uma redação nota 1000, Isabela foi aprovada em medicina na UFRJ e UFF, além de obter aprovação no vestibular da Uerj. A leitura é uma grande aliada na hora de escrever. A estudante revela que ler sempre fez parte da rotina, ainda mais no ano da prova, quando passou também a escrever uma redação por semana.

Quer ver a redação nota 1000 da Isabela? Acesse o Guia do Participante.

O planejamento é um dos pontos que ajudou Isabela na preparação, a estudante utilizou provas anteriores e elaborou horários de estudo: “eu fiz todas as provas anteriores possíveis e imagináveis, o que foi muito importante, porque, assim, você passa a conhecer o modelo de prova e entender o que o examinador espera que você responda”, afirma a futura médica. Isabela ressaltou como pontos mais importantes a rotina de estudo e fazer as edições anteriores do Enem.

O estudo é muito importante, claro, mas Isabela considera “indispensável que [quem vai fazer o Enem] tenha uma válvula de escape, porque, estudar o dia inteiro acaba levando ao estresse e ao cansaço, e nem um nem outro são bons para a prova”. Além disso, a estudante aponta a importância de controlar a ansiedade e o nervosismo antes e durante a prova.

Fonte: educacao.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário