sexta-feira, 20 de março de 2015

Semana de abertura da Campanha da Fraternidade de 2015.

INÍCIO DAS ATIVIDADES PASTORAIS do INSP

Cristo passa pela história de cada um de nós, convidando-nos a fazer uma opção...


Semana de abertura da Campanha da Fraternidade de 2015

É com grande alegria e generosidade que a Pastoral do INSP convida responsáveis a participarem de um debate e reflexão sobre a Igreja e a sociedade. Como servir e atuar, nos dias de hoje, de forma transformadora à luz da ética cristã, em um mundo plural, exigente e dinâmico?
Este ano a campanha da fraternidade traz uma extraordinária oportunidade para um reencontro da Igreja com o Concílio Vaticano II. Ensinamentos que levam o povo de Deus a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana.
 Com o lema "Eu vim para servir" (Mc 10, 45), a campanha desse ano vem trazer essa chance imensurável de resgatarmos as luzes do Concílio Vaticano II, o desenvolvimento integral da pessoa humana e na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Palestrante:

Professor Robson Leite e apresentador do programa Notícias e reflexões para um mundo novo - Rádio Catedral.

Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade
Lema: Eu vim para servir (cf. Mc 10,45)


Data: 25 de março 
Horário: das 17h às 18h30
Local: Quadra do INSP

quarta-feira, 18 de março de 2015

Medidinha Certa


  Inspirado no quadro do Fantástico “Medida Certa”, nasceu em nossa escola, criado pelo professor de Educação Física, Ronaldo Amaral, o projeto “Medidinha Certa” para todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. 


   No início do ano letivo, os alunos preenchem uma ficha com seus dados, entregue pelo professor Ronaldo. A mesma, é guardada e acessada somente por ele. Com foco no projeto, ainda no começo do ano, são avaliadas e registradas na ficha, 5 valências físicas, após 5 testes, além do IMC de cada um. Baseado no resultado dos testes, o aluno pode ser direcionado para atividade física mais adequada ao seu perfil e necessidades, além de ser possível um padrão de comparação no fim do ano.

  “ O aluno pode se avaliar, isso que é o legal. Vê se engordou, emagreceu, ou manteve peso. Se cresceu, melhorou o condicionamento físico... É uma espécie de alerta para cuidar da saúde”, afirma Ronaldo.

  Os 5 testes realizados individualmente são: 
  • De velocidade- Teste de corrida de 12 metros;
  • De agilidade- Teste de corrida sinuosa entre os cones;
  • De potência de membros inferiores- Teste de impulsão horizontal (salto em distância);
  • De potência de membros superiores- Teste de flexão de braço em 1 minuto; 
  • De resistência muscular localizada- Teste de abdominal.
  Segundo o professor, depois das 5 avaliações, dá para ter ideia de como está a coordenação motora e a força individualizada do aluno.  Ronaldo Amaral diz também, que vão iniciar no próximo dia 23/03, segunda-feira à tarde, treinos para as olimpíadas do colégio, o que além de ser uma atividade física a mais, é uma chance para entrar na equipe da escola.

  Visando ainda mais a melhoria do projeto, o INSP tem estudado uma possível parceria com alguma academia, a qual os estudantes da Instituição vão ter desconto. 

por Caroline Baptista
quarta-feira, 4 de março de 2015

Videogame na escola: quebrando paradigmas


Inovações tecnológicas vêm mudando e inserindo hábitos no dia a dia. Aparelhos antes vistos como sinônimos de sedentarismo estão se tornando exemplo de atividade física e um deles é o videogame. Ficar em frente do jogo não significa mais um hábito prejudicial à saúde! Hoje, é possível gastar muitas calorias apenas em algumas partidas, já que o jogador precisa se movimentar em frente á tela, enquanto um personagem reproduz a ação.

Visando a participação de todos os alunos das diferentes séries nas aulas de Educação Física e como um incentivo a mais a prática de esportes, o professor Ronaldo Amaral, iniciou um projeto, no qual introduz o uso do videogame durante suas aulas.

Professor  de Educação Física Ronaldo Amaral



“Antes, os alunos que não gostavam dos esportes de quadra ficavam parados. Agora, não digo todos, mas a maioria participa das aulas, principalmente, as meninas com os jogos de dança”.







A aluna Chakyra Santos da Segunda Série do Ensino Médio diz que o videogame durante a aula levou a inclusão das garotas nas atividades físicas: “Mesmo estando em pleno século XXI, os meninos ainda têm certo preconceito com as meninas nos esportes de quadra, o videogame permite que nós mulheres, se divirtam mais durante a aula”. Sua colega de sala Beathriz Conceição afirma que os games interativos são mais um atrativo para a matéria: Você fica sempre fazendo alguma coisa, é uma nova opção que torna as aulas mais legais”.

Alunas Beathriz Conceição e Chakyra Santos
Pensando numa integração total, o professor Ronaldo sugeriu também, a construção de uma sala de jogos com mesas de pingue pongue, totó e jogos de tabuleiro. O projeto já foi iniciado e a sala que ficará ao lado da quadra, já está em obra!
Opções de games interativos não faltam! Jogos de dança, luta, corrida... Basta escolher o seu e aproveitar! União de saúde, entretenimento e inclusão!

por: Caroline Baptista


segunda-feira, 2 de março de 2015

Momento de oração pelos 450 anos de Rio de Janeiro

Hoje na entrada nossos alunos participaram de um momento de oração, onde agradeceram a Deus pelos 450 anos de Rio de Janeiro. Eles também pediram  por segurança, menos desigualdade social e mais amor em nossa cidade.





Após a oração os alunos ouviram a musica "Cidade Maravilhosa" interpretado pela professora de música Laís,  que os convidou a cantar o refrão.











Após este momento os alunos assistiram este belo vídeo da empresa STABILO confira:


Mais algumas fotos:

Grupo de Estudo no Facebook. Já encontrou o seu?

Em 2015, visando melhor aproveitamento das mídias sociais, o INSP  criou grupos de estudo onde professores e alunos podem criar maior parceria e desenvolvimento "fora sala".


    Muito além de apenas entreter, as mídias sociais podem fazer forte papel de apoio para a sala de aula: os alunos podem indicar links e materiais interessantes para o grupo de estudo, professores têm a oportunidade de lembrar, dar dicas, nortear o grupo, dentro de um ambiente onde os alunos já convivem diariamente.





Perguntamos sobre a relevância dos grupos de estudo para a professora Talita de Oliveira de matemática do E.F II e ela disse:
      
 
 "A criação do grupo da turma faz com que a minha comunicação com eles se dê de maneira mais rápida e fácil. Nós professores podemos postar links de sites com matérias interessantes para os nosso alunos, arquivos com lista de exercícios, curiosidades e gabaritos. E o mais importante é que podemos mostrar a eles que a internet pode ser usada efetivamente como meio de estudo, pesquisa e informação sem contar que promove uma integração maior dos alunos da turma, pois acaba virando um ambiente onde eles tiram dúvida, lembram de atividades e trocam informações." 

Professora Talita Oliveira


Já encontrou o grupo de estudo da sua turma? Clique no link e entre no grupo de estudo da sua turma!

6º ano E.F-II
7º ano E.F-II
8º ano E.F-II
9º ano E.F-II
1ª série E.M
2ª série E.M 
3ª série E.M